terça-feira, 22 de abril de 2014

O pão branco da Linha Estar Bem Wickbold!

Tem alguém aí que torce o nariz para pão integral ou já comeu tanto que enjoou?? Pois eu tenho a solução! Talvez seja até um pouco polêmico por ser pão branco (falar em pão branco hoje já nos faz imaginar quilos extras na balança). Mas... Quero deixar bem claro que pão é pão e não deve ser consumido em excesso principalmente a noite como todos já sabem (isso vale para os integrais também, você deve usar a moderação como faz pra tudo na vida!).

Aos poucos estou descobrindo que algumas coisas que eu como mesmo sendo mais saudável me faz mal. Quem tem algum distúrbio no sistema digestivo talvez entenda o que estou falando. Pão integral é ótimo sim e sinto muito por não poder comer sempre, por isso fui procurar uma alternativa e encontrei a linha Estar Bem da Wickbold. Eu costumo consumir antes da academia e as vezes de manhã nos finais de semana, então não é minha principal opção, mas sempre tenho em casa (principalmente para o marido). Às vezes intercalo com o pão sem glúten e sem lactose que também é ótimo e até mais barato.

De acordo com o site fechandoziper.com (que confio bastante), este pão cumpre o que promete na embalagem e é o único realmente funcional aprovado pela Anvisa. 

Ele é rico em fibras sim! Possui uma grande quantidade, mas vale lembrar que são fibras industrializadas que foram adicionadas e não fibras advindas de ingredientes integrais. Possui pouca gordura e poucos aditivos alimentares, mas devemos ficar ligados com a quantidade de sódio para não exagerar. Afinal, sempre consumimos o pão com alguma outra coisa, o que pode aumentar ainda mais o teor de sódio, no caso de queijos ou margarinas, por exemplo.

→ Utiliza fermento biológico! Amamos isso! Normalmente encontramos fermento químico nos produtos. 



→ Alegação “Rico em fibras”. De acordo com a nova legislação que entrou em vigor em janeiro, esse produto pode continuar sendo considerado “Rico em fibras” já que possui uma quantidade bem superior a 5 g por porção.* Fonte: *Resolução RDC n 54/2012.

→ Alegação “baixo teor de gorduras totais”. Está correta! Esse pão apresenta 0,6 g de gorduras totais na porção e 1,2 g em 100 g. Para ser considerado com baixo teor de gorduras totais segundo a legislação que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014*, ele deve apresentar, no máximo, 3 g de gorduras totais por 100 g/100 ml em pratos preparados conforme o caso OU por porção quando essas são maiores que 30 g ou 30 ml. Para porções menores ou iguais a 30 g ou 30 ml a condição deve ser atendida em 50 g ou 50 ml. Fonte: *RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012.

→ Alegação “0 % gorduras trans”. Também está correta! Nesse produto não encontramos nenhum ingrediente suspeito de possuir gorduras trans em sua composição. 

→ Fique ligado no sódio! Deram uma exagerada… São 220 mg de sódio na porção de 2 fatias e meia, o que representa 11% do sódio que deve ser consumido diariamente, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. 

→ Apresenta inulina. Apesar de cumprir o requisito “rico em fibras” esse produto utiliza a inulina, uma fibra extraída industrialmente das raízes da chicória e da cebola. Assim, é acrescentada ao produto com a finalidade de aumentar o teor de fibra, mas não é fibra advinda de ingredientes integrais!

Informações Nutricionais

Porção: 50g (2 1/2 fatias)
%VD*
Valor energético122kcal = 512kJ6%
Carboidratos22g7%
  Açúcares2g**
Proteínas5,6g7%
Gorduras Totais0,6g1%
  Gorduras Saturadas0g0%
  Gorduras Trans0g**
  Gorduras Monoinsaturadas0g**
  Gorduras Poliinsaturadas0g**
  Colesterol0mg0%
Fibra Alimentar5,1g20%
  Inulina4,0g**
Sódio220mg9%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética. 
** valores diários não estabelecidos

Eu compro no Supermercado Giassi e pago quase R$9,00 (nove reais). É um pouco caro mas é melhor que um pão de forma comum. Ah, desta linha você encontra também de Aveia e Linhaça (embalagem azul).

Fiz este post pensando nas pessoas que não vivem sem pão, conheço algumas que sentem até dor de cabeça e mal estar se não consumirem diariamente. Reforço que tudo é uma questão de hábito e de substituição inteligente (tipo, trocar o pão pela banana, a geleia de frutas com açúcar por uma natural sem açúcar, etc).  Se conseguir ficar sem pão melhor ainda :)

Um beijo!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Simone, bom te ver por aqui!

      Realmente o pão é gostoso, mas cuidado pra não exagerar rsrsrs

      Beijo! :)

      Excluir