quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dá pra ser feliz no trabalho?

Oi pessoal!

Muitos de vocês já sabem que faço faculdade de Gestão de Pessoas e trabalho numa Agência de Empregos, ou seja, de um tempo pra cá comecei a "respirar" Recursos Humanos. Hoje me encontrei na área mas penei bastante até ter certeza de que era isso mesmo que eu queria pra vida toda.

Então, resolvi através da minha experiência dar algumas dicas pra vocês que ainda estão um pouco perdidos (as) quanto ao foco na carreira. Eu tenho quase trinta anos e não me conformava que ainda não fazia algo que me desse prazer. Trabalhar tem que trabalhar, mas fazer o que gosta é outra história e não é tão simples como parece, principalmente se nem nós sabemos direito o que queremos né? rsrsrs


Desde sempre trabalhei no Comércio, desde que me conheço por gente me dou bem com vendas, bater meta, falar, falar e falar hahaha Meu pai sempre teve empresa então eu era "obrigada" a trabalhar nela (e de graça rsrs), mas isso me ajudou bastante porque quando fiz minha carteira de trabalho com 16 anos, logo já consegui meu primeiro emprego. 

Trabalhei com vendas de roupa, cristais, produtos hospitalares e de higiene/limpeza. Nos meus oito anos e meio de Cremer passei por diversos setores e fui parar na licitação. Eu participava de disputas eletrônicas e não era tão ruim, mas lá no fundo era infeliz porque não me imaginava trabalhando com isso por muito tempo e nem me especializando na área. 

Então resolvi dar um tiro totalmente contrário, na verdade deixei meu currículo bem bagunçado. Eu amo moda, fotografia, edição de imagens, tudo que mexe com criatividade e, achei (na verdade tinha certeza rsrs) que poderia trabalhar com isso. Pra tirar a dúvida fiz um curso sequencial de Produção de Moda pra entender onde exatamente eu me encaixava neste universo. Me identifiquei muito com a matéria de Edição de Catálogos e por isso resolvi me matricular num curso de edição de imagens. Pensei, caracas, vou ser designer gráfica!! #Sqn Gostei de fazer Photoshop, não fui com a cara do Corel e nem dei muita bola para o Illustrator, era um curso básico, pra tentar me encontrar na profissão certa. Depois de tudo isso eu continuava infeliz, não, não era nada disso que eu queria fazer. Graças a Deus que não passei em nenhuma entrevista que fiz para estas áreas, óbvio que os recrutadores perceberam que eu não tinha perfil pra coisa. Conclusão: você gostar como hobby é uma coisa, para ter como profissão é outra bemmm diferente!

Mas uma coisa não falei, desde sempre eu gostei de trabalhar com pessoas, auxiliar, ajudar, conduzir uma equipe e, muitas pessoas da área de Recursos Humanos me falaram que eu deveria investir nesta carreira. Eu teimosa, fui tentar outros caminhos mas no final descobri que eu quero trabalhar nesta área o resto da minha vida! Nem tudo são flores e também não dá pra ficar rica hahaha mas eu amo!

Agora, estou focada porque estou trabalhando com o que amo! Não tem perigo algum de eu daqui um tempo dizer que não gosto de recrutamento e seleção, é impossível! Hoje eu trabalho 24 horas por dia, mesmo inconsciente! Observo todos a minha volta e se tiver perfil pra alguma vaga da agência não deixo passar! Já entrevistei uma candidata na sala de aula porque gostei do perfil e ela foi aprovada na vaga. Eu juntei meu poder de persuasão que usava nas vendas com minha paixão por pessoas e hoje vendo empregos! rsrs



Agora eu pergunto, precisava descobrir tudo isso só agora com quase 30 anos? Já podia ter uma carreira e tanto, mas também nunca é tarde pra recomeçar. Então, minhas dicas pra você que quer fazer o que gosta, são:

 Procure orientação de profissionais de Recursos Humanos, eles são certeiros quanto ao seu perfil.

Se tiver dúvidas quanto ao que gosta de fazer, tenta se imaginar fazendo aquilo a vida inteira e todos os dias. Se mesmo assim tiver dúvida, faça um curso rápido pra tirar a teima!

Tenha foco! Leia muito, faça cursos, faculdade, especialização... Mas não pare de se atualizar!

Seja grato ao empregador que te der a primeira oportunidade. Agarre com todas as forças e trabalhe muito, sem reclamar!

Muito cuidado com a instabilidade, antes de aceitar o emprego, conheça bem a empresa, a função, o salário e só aceite se tiver certeza que quer trabalhar neste lugar. Não dá pra ficar tentando aqui, tentando lá, não é bom pra você e nem para quem está contratando.

Se for chamado para uma entrevista, não falte! Se acontecer algum contratempo, ligue avisando e tente reagendar a entrevista.

Falar a verdade é tudo. Não omita informações em seu currículo e responda com sinceridade as perguntas do entrevistador. Até no final da entrevista, nós vamos descobrir se você mentiu, pode ter certeza!

Faça tudo com amor, trabalhe em equipe, tenha sonhos, aumente sua rede de contatos, faça a diferença que você será lembrado sempre!

Não é tão difícil, basta parar e pensar um pouco. Organizar a vida, fazer as coisas com consciência. E falo isso porque se eu tivesse seguido estes conselhos, não teria demorado tanto tempo pra descobrir o que realmente gosto de fazer.

Desculpe pelo post enormeeeee, mas eu tinha que escrever tudo isso!! rsrs

Um beijo

3 comentários:

  1. Jacque!!! Amei esse post! Acho que eu estou nessa agora... Não sei o que eu quero, e entro em pânico só em pensar :( Help!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Sara, estudasse tanto e ainda tens dúvida do que fazer? Aquilo que você falou pra era tempo de sorrir foi muito verdade! Quando entrei na empresa anterior cheguei a quase desacreditar, mas não quis questionar Deus, resolvi somente confiar e ele cumpriu sua promessa!!

      Vai ser assim pra vc também ;)

      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir