sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ano novo, emprego novo?



Hoje o papo aqui é cabeça! rsrs

Começo do ano muita gente procura emprego novo porque afinal, ano novo vida nova né? Mas muitas delas não sabem que estão fazendo da maneira errada por isso não saem do lugar. Trabalhar em agência de empregos é ver de tudo um pouco. Dá pra rir e chorar, sofrer e ser feliz. Também tem dia que dá vontade de se jogar do segundo andar porque eu vejo coisas que não me acredito. O post de hoje é com algumas "dicas" (algumas um pouco duras, eu confesso) pra você que está procurando um novo trabalho. Pra tentar não errar tanto e conseguir realmente uma boa oportunidade. Isso é tudo opinião minha ok? Não precisa concordar!

Quando sair para procurar emprego, não esqueça da carteira de trabalho. As agências de empregos não encaminham ninguém sem carteira de trabalho.

Se você perdeu a carteira de trabalho ou foi extraviada, vá até o INSS (aquele ao lado do Teatro Carlos Gomes no Centro de Blumenau) e solicite a listagem dos seus empregos anteriores. Assim fica bem mais fácil conseguir comprovar suas experiências. Só falar que trabalhou sem comprovar não tem muita validade. 

Cuidado com a roupa! Não somos muito exigentes com isso mas tem meninas indo procurar emprego com shorts de usar na praia, top (sim, procuram emprego com a barriga toda de fora), vestidos e saias transparentes ou muito curtas, chinelo, milhões de terecotecos. Algumas empresas/agências precisam encaminhar para um teste logo após a entrevista, e se você não estiver de sapato fechado e uma roupa mais "decente" já era. Quando se trata de fábricas, é proibido a entrada se estiver de calçado aberto.

Os meninos por favor, não procurem emprego de bermuda. Não esqueçam do desodorante. Sejam educados. 

Mães, tentem deixar seus filhos em casa. Já entrevistei uma mãe que levou suas duas filhas e quase tudo que ela respondia das minhas perguntas, as filhas diziam que era mentira. Sem contar a dificuldade que vai ser. Se não consegue ninguém pra cuidar dos filhos pra ir numa entrevista de emprego, como vai trabalhar então?

Cuidado também pra não levar a família inteira quando for chamada para uma entrevista. Nestes dias lá chegou a moça com seus filhos e um cachorro. Oi????

Jovens com menos de 18 anos que estão procurando emprego. Não é fácil né? Mas por favor, tenha atitude e procure por conta própria mesmo que esteja sendo obrigado pelos pais. Eu não aguento quando chega o pai e a mãe (ou os avós) na agência procurando emprego para o filho que não abre a boca em nenhum momento ou que está em casa dormindo. Assim meu querido, vai ser difícil mesmo!! As empresas precisam de pessoas com iniciativa própria!

Deixe seu currículo sempre atualizado e não omita informações. Já recebi muitos currículos que constavam um emprego, mas quando chegou na entrevista e pedi a carteira de trabalho tinha muitos outros. Aí eu pergunto, porque você não colocou os últimos empregos no currículo? Resposta: porque os outros não fiquei muito tempo nas empresas. Então é um falso currículo certo? Analisar um perfil com um emprego só é uma coisa, com muito mais empregos é outraaaa coisa. Cuidado quando estiver trabalhando e faltar para procurar outro emprego, isso pode causar uma má impressão (que é o meu caso).

As empresas e recrutadores são apaixonados por estabilidade. Não fique pulando de galho em galho. Pense bem antes de aceitar uma vaga e tire todas suas dúvidas antes de registrar a carteira. Não vá pensando já em pedir a conta no próximo mês. Tem muita empresa exigindo estabilidade na contratação e se você não tiver, não tem negociação. Claro que algumas saídas são justificáveis, mas ficar um mês, ali, dois meses aqui, mais um mês lá, não tem vantagem alguma!

Não obrigue o recrutador a te chamar para uma entrevista. Ele precisa avaliar o que você colocou no currículo e o que a empresa está pedindo. As informações precisam casar. Recebemos muitos e-mails de candidatos nos obrigando a chamá-los para tais vagas. E se foi encaminhado, aguarde o retorno do recrutador. Não precisa ligar ou mandar e-mails, whatsapp, mensagem no facebook de meia em meia hora. Lembre-se que trabalhamos para fechar vagas e o que mais queremos é que você seja aprovado, porém o mundo não gira ao seu redor. 

Quando você chega e diz: já fui pintor, atendente, motorista, auxiliar administrativo. Também já fui vendedor, chapeiro e sei lá mais o que, pode não ser uma coisa muito boa porque demonstra que você não tem um foco profissional. Empresas amam pessoas com foco! Fazer faculdade de educação física e procurar emprego na área administrativa financeira pode ser um insucesso. O que a empresa pensa? Ninguém faz faculdade sem desejo de trabalhar na área escolhida, então logo ele vai conseguir um emprego pra colocar em prática o que está aprendendo e vai pedir a conta. Entendeu?

Os recrutadores tem vida própria, então tenta não ficar chamando no facebook nos sábados, domingos, feriados ou a noite quando precisam descansar. Durante o dia, sem problemas mas tenha paciência porque nem sempre dá pra responder na hora. Ah! Temos sempre que chamá-los para uma entrevista. Muitas pessoas desistem porque não querem passar por isso e pedem pelo facebook para serem encaminhadas direto para a empresa contratante sem currículo, sem conhecermos o perfil e ainda ficam bravas quando explicamos que não é bem assim. Por favor, ignorância tem limites!

Tenha bons relacionamentos,trate bem as pessoas. O mundo dá muitas voltas e você pode precisar das pessoas que um dia desprezou.

Por hoje é só rsrsrs Outro dia falo mais do assunto porque na verdade é interminável rsrs


Um beijo!

2 comentários:

  1. Quantos babados e diretas perfeitas! hahahaha
    Obrigada Jacque, isso nos faz sempre pensar um pouco mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha isso não é nem metade rsrs

      O intuito é que realmente pensemos sobre isso!

      Um beijo gatona ;)

      Excluir