quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Não se esqueça de ser feliz!

Temos vivido dias compridos, dias cheios, dias repetidos...

Já acordamos atrasados, tomamos café andando pela casa ou nem tomamos. Espiamos o jornal mas só tem desgraça, então é melhor não ler a reportagem inteira (pronto, perdemos 10 segundos da vida). A roupa escolhida é a primeira que está na frente e poxa vida, está um pouco amassada! Nos cabelos é só colocar um rabicó que tá tudo certo! Indo para o ponto você avista o ônibus chegando e dá graças a Deus por não ter colocado salto alto porque tem que correr antes que o motorista feche a porta! Então você ofegante pula no ônibus e encontra um monte de gente mau humorada pensando que era melhor ter ficado em casa mesmo. E isso elas nem precisam falar, o semblante demonstra perfeitamente o que passa na cabeça delas. Tem muito trânsito e o mau humor te contagiou. Então entra no prédio e o elevador demora muito então é melhor ir pelas escadas mesmo. Chega no andar que precisa toda esbaforida (porque não tem tempo de sair da vida sedentária) e não encontra a chave para abrir o escritório. Ops, achou, ufa! Trocou de bolsa mas não esqueceu da chave. Aí mal abre a porta o telefone já toca, abre o e-mail tem milhões de mensagens, o pessoal do trabalho já não tem mais o hábito de dar bom dia. Então você abre a agenda e deseja que o dia tenha 36 horas, caso contrário não será possível fazer tudo que precisa. Tem muito trabalho e você nem conseguiu parar para tomar um café, então devora o restaurante todo no almoço a ponto de ter que abrir o botão da calça ou lembrar que ia começar a dieta, #sqn foi hoje, agora fica para amanhã. A tarde é tudo a mesma coisa e mais um pouco, afinal, o expediente se encerra as seis mas você precisa fazer hora extra. Depois de tudo isso ouve de alguém que você não está fazendo o suficiente e ainda perguntam como que você não conseguiu fazer mais? Você não consegue ficar para trabalhar a noite e se sente mal por isso. Por que se sente mal?

Saiu correndo de novo porque lembrou que era o seu dia de buscar o filho na escola, mas tem trânsito e vai se atrasar. O marido não atende o celular, a professora já ligou que não tem como esperar até você chegar. Então você pensa: por que não consigo ser melhor? Ufa, conseguiu chegar na escola, mas ainda tem que passar no mercado, na farmácia, na reunião do condomínio e graças a Deus chegou em casa, o lugar que era pra ser de descanso e prazer. Mas você abre a porta, dá uma olhada geral e fala pra você mesma que precisa fazer a janta, lavar a louça, passar a roupa do dia seguinte, brincar com o filho, estudar, guardar a bagunça e nossaaaaa, é a hora do banho. Enquanto a água escorre, o cansaço toma conta, você se culpa, poderia ter sido melhor, afinal se outras pessoas te cobraram isso só pode ser verdade! Foi dormir e não conseguiu, andou pela casa, comeu, assistiu televisão... o dia amanheceu e agora começa tudo outra vez... 

Não é mais ou menos assim? Nos cobram de todos os lados, nos sugam até a alma, nada está bom, tudo pode ser melhor... Parar e sentar pra descansar? Não dá tempo, temos muita coisa pra fazer né? Pra que curtir a vida se precisamos trabalhar para adquirir ou pelo menos sobreviver. Pra que curtir a vida se temos metas, objetivos e gente no pé o tempo inteiro? Pra que curtir a vida? Pra que mesmo? Pessoas estão aí o tempo inteiro para nos lembrar que não podemos parar, que elas esperam muito de nós, que todas as expectativas estão sobre os nossos ombros. Que se o negócio delas não vai bem a culpa é nossa, que se tem trânsito a culpa é nossa, que se o filho tirou um cinco na prova a culpa é nossa, que se o marido não tem uma camisa bemmm linda passadinha esperando por ele no cabide a culpa é nossa. Se acabou o pão na padaria a culpa é nossa porque não chegamos mais cedo. Se isso, se aquilo, mas tudo é culpa nossa! 

Estamos vivendo dias tensos, dias corridos, aliás, vivemos em uma verdadeira maratona mas diferente do prêmio da corrida, nossa medalha pode ser o infarto, o estresse, ombros embolados, dores nos corpo, resfriados que vão e voltam como trocamos de roupa, insônia e uma discussãozinha de vez em quando só pra liberar geral né? rsrs O mercado de trabalho nos exige demais, a sociedade nos cobra o tempo inteiro... 

E se... tentarmos ver as coisas de outro ângulo?  E se... respeitarmos nossos limites? E se... tirarmos um momento pra curtir a família? Descansar? Fazer nada bem devagarinho? Nossos sonhos vão por água abaixo? Fazer o que se gosta é perder tempo? Não estar ao dispor das pessoas 24 horas por dia não é certo?

Se o fardo está pesado, se as pressões da vida estão colocando nosso mundo de cabeça para baixo, é porque focamos mais no fardo que carregamos do que no fardo que Jesus nos oferece! Com os fardos do passado acumulado com os do futuro, tornamos a vida pesada, monótona e exaustiva. Não era para ser assim. Não são esses os planos de Deus para nós.

As palavras a seguir encontrei no Blog Desafiando Limites e resume meu texto acima: "Jesus nos convida a irmos até Ele. Podemos ir exaustos, desanimados, sem fé, sem motivação, sem inspiração, sem ânimo…somos convidados a ir como estamos, com todos os nossos fardos, com tudo que pesa na nossa caminhada aqui na terra. E, quando nos achegamos a ELE, nos achegamos também a SUA CRUZ, lugar que foi crucificado as nossas cargas mais pesadas. Após entender o sentido da cruz, saímos leves, nos sentimos amados por Deus e as cargas são trocadas. Podemos caminhar com leveza, ELE levou nosso fardo. Podemos voltar a sorrir, o Seu julgo é suave." 





Chega de dias cinzentos, viva dias coloridos, cheios de alegrias...
Foi-se o tempo de chorar, é tempo de sorrir e ser feliz! 
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário